segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

UM MUNDO COMPLEXO E DESCONHECIDO QUE PODE IR PARAR NAS ESCOLAS


Senador Cristovam Buarque (PDT-DF),
autor do projeto

APESAR de complexo e desconhecido para a maioria das pessoas, o mundo das línguas artificiais pode acabar parando nas escolas. Pelo menos é o que diz o Projeto de Lei do Senado Federal (PLS) 27/08, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que foi aprovado em decisão terminativa, pela Comissão de Educação, Cultura e Esportes (CE), que propõe que a glossopeia esperantista seja ofertada como disciplina optativa nas escolas brasileiras.

Segundo o projeto, cujo relator fora o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), a oferta da disciplina só será obrigatória caso haja demanda que a justifique. Em seu voto favorável, o relator observou que a universalização do conhecimento do esperanto "pode representar um fomento à paz entre as nações". O texto do projeto passará agora pela Câmara.
Bandeira do Esperanto
Trata-se de uma decisão histórica a favor do uso e divulgação do idioma internacional Esperanto. A UNESCO/ONU por duas vezes, em 1954 e confirmada em 1985, solicitou aos seus estados-membros que divulgassem e ensinassem o Esperanto em suas escolas, como veículo de melhoria da compreensão entre as nações, como um meio pacífico de os povos se relacionarem.

A obra GLOSSOPOESE - O COMPLEXO E DESCONHECIDO MUNDO DAS LÍNGUAS ARTIFICIAIS também aborda este tema - inclusão de línguas artificias auxiliares internacionais como o Esperanto e várias outras, sua filosofia, história e relevância. O tema é amplo e merece uma consideração adequada. Você está convidado a descobrir este mundo e participar desta discussão. Acesse o sítio da editor (http://www.biblioteca24x7.com.br/), busque pela categoria linguística e boa leitura!

fonte: Revista Época Online (15/09/2009); http://www.esperanto.org.br

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