terça-feira, 5 de outubro de 2010

GLOSSOPOESE - O COMPLEXO E DESCONHECIDO MUNDO DAS LÍNGUAS ARTIFICIAIS

Muitos provavelmente já ouviram, viram ou leram algo a respeito de línguas como o Esperanto, Quenya e Sindarin. Talvez já tenham assistido a filmes ou lido obras literárias repletas de exemplares dos idiomas artificiais. Ainda assim, ao ouvir falar de algo relacionado, não raro, a reação é de surpresa, muitas vezes levando a perguntas como: Mas esta língua foi inventada por alguém, como assim? É uma mistura de outras línguas? É um código? Na obra Glossopoese - O Complexo e Desconhecido Mundo das Línguas Artificiais, o autor se deteve em pesquisar a literatura disponível e as várias comunidades espalhadas pelo mundo e pela Internet. O resultado foram respostas às perguntas mais curiosas e uma nova perspectiva científica sobre a Glossopoese.

Indispensável para pesquisadores, professores e estudantes de letras e linguística.

Resumo do conteúdo:
1 Introdução
2 Fundamentação Teórica
3 Teoria Glossopeica
4 Abordagens, Categorias e Classificação
5 Método Comparativo e a Construção Linguística
6 Comunidades Glossopeicas e a Internet
7 Glossopeias mais Notáveis
8 Glossopeias Brasileiras
9 Glossopoese em Textos
10 Conclusão.

3 comentários:

  1. Parabéns aí, seu caba. Boa sorte nessa empreitada, aí vai o meu também caso queira dar uma olhada. Flws, kur.

    ResponderExcluir
  2. Israel, parabéns pela obra!
    Muito raro um potencial como o seu! Que bom que você sabe aproveitá-lo!!~
    Saí e deixei meu "OI" carregando em casa. Na volta, fui chamada para uma reunião na Livraria Margarida, de onde saí às 19:50, direto para casa porque João Gabriel estava a se queixar de dor de cabeça forte!
    Não fique triste pelos nossos desencontros, é que minha vidinha é um pouco conturbada, mesmo!
    Um beijo, com muito carinho e orgulho!!

    ResponderExcluir
  3. Uma excelente obra que nos ajuda a ter ou ampliar o conhecimento das línguas artificiais, onde podemos dizer que é uma ampla área, que como o autor cita na página 74 do mesmo."Há cerca de 250 ou 300 famílias de idiomas no mundo hoje."Há meu ver o que se torna muito complexo e grande para entendermos sem uma ajuda complementar, o que o livro trata com clareza e objetividade.Meus Parabéns para o autor,realmente uma obra muito boa e porque não um "OBRIGADO", por conceder uma parte de seu conhecimento amplo a nós.E para quem gosta de bons livros do conhecimento recomendo "GLOSSOPOESE, O complexo e Desconhecido mundo das línguas artificiais.

    LVM

    ResponderExcluir